terça-feira, 20 de novembro de 2012

SEGURANÇA - CARROS BRASILEIROS ESTÃO ATRASADOS NA TECNOLOGIA PREVENTIVA



Teste classifica segurança automotiva brasileira com "20 anos" de atraso diante dos países industrializados.

Foto: Meramente Ilustrativa
Após bateria de testes de segurança automotiva - conhecida por Crash Test -, especialistas classificaram os carros populares vendidos no Brasil como atrasados “em 20 anos”, comparado aos padrões de segurança dos países industrializados. Os resultados são de responsabilidade do Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) e associação Proteste (entidade que atua em favor dos direitos do consumidor).
Na Europa, as avaliações raramente ficam abaixo de quatro estrelas (no total de cinco), enquanto os modelos brasileiros receberam avaliação abaixo dessa meta, conforme nota oficial do Latin NCAP/Proteste. Esta foi a terceira fase do programa de testes, única em 2012, na qual seis dos sete veículos testados estão à venda no Brasil.
As fases anteriores, em 2010 e 2011, demonstraram resultados igualmente insuficientes. Ainda assim, o programa verificou que na fase três, “os mais carros latino-americanos obtiveram classificação quatro estrelas”, com modelos que abandonaram classificações de riscos de lesões fatais nos passageiros.
O programa avaliou Ford New Fiesta, Honda City, J3 JAC, Renault Fluence, Renault Sandero, Toyota Etios hatch, Volkswagen Polo hatchback e o Volkswagen Bora (mexicano), totalizando 26 modelos latino-americanos testados nos últimos três anos. Os veículos foram submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel. A partir disso, foram atribuídas estrelas.

OS DESTAQUES
O Renault Sandero, carro mais vendido no Brasil entre os avaliados, teve resultado alertantes. Na colisão, Sandero e J3 demonstraram fragilidade na carroceria, expondo risco de morte aos ocupantes. O Sandero obteve apenas uma estrela, pela instabilidade da carroceria e falta de airbags. O programa verifica que a montadora vende veículos mais seguros na Europa e também em outros modelos no Brasil. Já o J3, mesmo com airbag duplo, não se mostrou mais seguro que o Sandero, em função da carroceria deficiente.
Os modelos New Fiesta, City, Fluence, Etios e Polo alcançaram quatro estrelas. Fiesta e City também receberam essa classificação no tocante à proteção de ocupantes infantis.


Fonte: O Povo Oline

Nenhum comentário: