Teste classifica segurança automotiva brasileira
com "20 anos" de atraso diante dos países industrializados.
Foto: Meramente Ilustrativa |
Após bateria de testes de segurança automotiva - conhecida por Crash
Test -, especialistas classificaram os carros populares vendidos no Brasil como
atrasados “em 20 anos”, comparado aos padrões de segurança dos países
industrializados. Os resultados são de responsabilidade do Programa de
Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) e associação Proteste
(entidade que atua em favor dos direitos do consumidor).
Na Europa, as avaliações raramente ficam abaixo de quatro estrelas (no
total de cinco), enquanto os modelos brasileiros receberam avaliação abaixo
dessa meta, conforme nota oficial do Latin NCAP/Proteste. Esta foi a terceira
fase do programa de testes, única em 2012, na qual seis dos sete veículos
testados estão à venda no Brasil.
As fases anteriores, em 2010 e 2011, demonstraram resultados igualmente
insuficientes. Ainda assim, o programa verificou que na fase três, “os mais
carros latino-americanos obtiveram classificação quatro estrelas”, com modelos
que abandonaram classificações de riscos de lesões fatais nos passageiros.
O programa avaliou Ford New Fiesta, Honda City, J3 JAC, Renault Fluence,
Renault Sandero, Toyota Etios hatch, Volkswagen Polo hatchback e o Volkswagen
Bora (mexicano), totalizando 26 modelos latino-americanos testados nos últimos
três anos. Os veículos foram submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra
um obstáculo que simulava outro automóvel. A partir disso, foram atribuídas
estrelas.
OS DESTAQUES
O Renault Sandero, carro mais vendido no Brasil entre os avaliados, teve
resultado alertantes. Na colisão, Sandero e J3 demonstraram fragilidade na
carroceria, expondo risco de morte aos ocupantes. O Sandero obteve apenas uma
estrela, pela instabilidade da carroceria e falta de airbags. O programa
verifica que a montadora vende veículos mais seguros na Europa e também em
outros modelos no Brasil. Já o J3, mesmo com airbag duplo, não se mostrou mais
seguro que o Sandero, em função da carroceria deficiente.
Os modelos New Fiesta, City, Fluence, Etios e Polo alcançaram quatro
estrelas. Fiesta e City também receberam essa classificação no tocante à
proteção de ocupantes infantis.
Fonte: O Povo Oline
Nenhum comentário:
Postar um comentário