quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO

CAMPANHA MUNDIAL DE INCENTIVO À PRÁTICA REGULAR DE
ATIVIDADES FÍSICAS EM BENEFICIO DA SAÚDE






Nesta quarta-feira, dia 25 de maio de 2011, foi realizada em Camocim, várias atividades físicas relativas ao Dia do Desafio, evento que acontece anualmente na última quarta-feira de maio. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. A cidade de Camocim, esteve competindo com a cidade TEPOTZOTLÁN, do Estado do México, pertencente à América do Norte. Várias pessoas participaram do evento em Camocim, que teve como ponto forte o Passeio Ciclístico realizado pelas ruas de Camocim, que teve sua saída de frente a Igreja Matriz, com chegada ao lado da Praça da Estação, onde foram realizadas outras atividades físicas, tais como: Ginástica Aeróbica, Salto na cama elástica, etc.
A Guarda Municipal teve como representante da mesma no evento o GM Maurício, que acompanhou todo o percurso do Passeio Ciclístico, numa bicicleta da instituição,  fazendo a cobertura do evento para o Blog da Guarda e ao mesmo tempo fazendo exercício. Os veículos motorizados da Guarda e os demais Guardas e Agentes fizeram a segurança do evento.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
Imagens e vídeos: GM Maurício


Nenhum comentário: