Trânsito para promover vida
A Lei nº 9503, de 23 de Setembro de 1997, que passou a vigorar em 23 de Janeiro de 1998 que reza o atual Código Brasileiro de Trânsito veio para substituir uma legislação gasta desde 1966. E que em muitos aspectos estava ultrapassada, deixando de ser uma resposta eficaz para a complexidade do Trânsito moderno.
Quando da promulgação do Antigo Código, a frota brasileira era de apenas 1,4 milhões de veículos. Até o ano de 1997 era cerca de 27 milhões ocupando as ruas do País.
Década após década, a número de vítimas fatais vem aumento assustadoramente, fato que coloca as nossas ruas entre as mais violentas do mundo. Era preciso mudar.
O atual Código que levou seis anos para ser finalizado, tem o mérito de atacar de frente os três principais fatores de risco: Os veículos, as vias e os condutores.
Pretendendo aumentar a segurança viária o Código transferiu para os municípios a responsabilidades de gerenciar o tráfego, cuidar da sinalização e conservação das ruas e avenidas.
As novas regram não são importantes somente porque trata de frente um dos mais intrigados problemas nacionais. Mas também porque é uma oportunidade de fazer com que todos os brasileiros tomem conhecimento das leis de Trânsito. A tarefa principal, entretanto, é fazer com que elas saiam do papel e, de fato, sejam cumpridas.
(Fonte: Quatro rodas – Edição Especial nº 448ª)
Agente de Trânsito Lopes
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