quinta-feira, 17 de novembro de 2011

   NO TRÂNSITO MUITAS VEZES NÃO HÁ A SEGUNDA CHANCE DE ERRAR. PORTANTO, SEJA PRUDENTE!
        


 O encontro de dois veículos quer sejam dois automóveis, duas motocicletas ou outros, frente a frente é um dos piores tipos de colisões devido à soma das velocidades de ambos os veículos envolvidos na hora do impacto. Quem já teve a infelicidade de presenciar ou mesmo de observar uma colisão frontal depois de ocorrida, percebeu que os veículos se transformaram num monte de ferro retorcido e que, dificilmente, os ocupantes deles saíram com vida e seus corpos ficaram completamente dilacerados na maioria das vezes. Quando conseguem escapar, normalmente ficam presos às ferragens, sofrendo e agonizando até o término da operação de salvamento ou, até a morte. A maioria das colisões frontais ocorre ligeiramente fora dos eixos longitudinais dos veículos, isto é, o encontro não é exatamente de frente, pois, os condutores, na tentativa desesperada de não colidir, viram o volante. Quanto os condutores realizam essa manobra e não obtêm êxito, ocorre o impacto e, um deles ou ambos os veículos, saem rodopiando pela via, atirando seus ocupantes para fora. A principal causa da colisão frontal em vias retas é a ultrapassagem em locais de pouca visibilidade, como em curvas ou lombadas. É comum condutores arriscarem essa manobra mesmo sem condições e, quando encontram outro veículo em sentido contrário, fica a dúvida sobre quem deve desviar e, normalmente, nos últimos segundos, tomam a decisão que, infelizmente, pode ser a mesma, ou seja, os dois se deslocam para a mesma direção, tornando o impacto inevitável. Ocorre também, e com mais freqüência à noite, de condutores estarem sob efeito de bebidas alcoólicas, medicamentos ou mesmo com sono ou fadiga e "dormirem ao volante" saindo, assim, de sua faixa de rolamento e invadirem a do outro veículo que, muitas vezes condutor, não consegue evitar o acidente. O condutor defensivo, que prevê com antecedência o surgimento de tal situação, deve ser o primeiro a tomar a decisão, tão logo aviste o perigo. Ele não pode dar tempo para que o outro “pense”, pois, assim, não gerará dúvidas em ninguém. Desviar para o acostamento ou sinalizar, são algumas manobras que você deve fazer para mostrar ao outro condutor o que você vai fazer; assim, ele toma outro caminho. Viagens longas durante a noite são desaconselháveis, pois, a maioria das colisões frontais nas retas ocorre nesse período. O ideal é que as viagens sejam realizadas durante o dia e a noite seja reservada para o descanso. Viaje, durante a noite, somente em caso de extrema necessidade.                                               Fonte: Não morra no Trânsito



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