O
trânsito de veículos nas cidades costuma ser uma loucura. O stress, a falta de
atenção e o grande número de veículos em circulação costumam serem obstáculos,
principalmente para os motociclistas.
“É tentador dar um passeio de moto e sentir o vento na cara, mas usar capacete é indispensável hoje em dia por causa da complexidade do trânsito, incluindo ruas com buracos que mais se parecem com verdadeiras crateras”, afirma Antonio Carlos Lopes, diretor do portal Moto e Cia.
Estatísticas nacionais de trânsito mostram que aproximadamente 90% dos acidentes no trânsito envolvendo vítimas têm como causa os condutores de motocicletas. “Todo cuidado é pouco. Nas motos a pilotagem deve sempre ser mais cuidadosa, pois a máquina não tem pára-choque, ou seja, o impacto é todo direcionado para o piloto. Não há proteção além de você mesmo e dos itens de segurança no seu corpo” diz o diretor do portal Moto e Cia.
O capacete deve ser utilizado por condutores e passageiros, e é uma garantia de segurança nos casos de acidentes. Porém, mesmo com o objetivo de preservar a saúde muitos motociclistas não ligam para a utilização desse equipamento e nem sabem como escolher na hora da compra.
“O capacete é que vai salvar a vida do condutor em caso de acidente. Mesmo que seja aquela voltinha perto de casa o capacete é o item de segurança que não pode faltar”, completa o diretor do portal.
A escolha do capacete não deve corresponder apenas o estilo do piloto ou da moto, precisa ter medidas seguras e anatômicas que atendam as necessidades de seu usuário. Na hora da compra veja se o produto é homologado e de qualidade, ou seja, se oferece garantia e peças de reposição, caso necessário não conveniente adquiri-lo.
“É tentador dar um passeio de moto e sentir o vento na cara, mas usar capacete é indispensável hoje em dia por causa da complexidade do trânsito, incluindo ruas com buracos que mais se parecem com verdadeiras crateras”, afirma Antonio Carlos Lopes, diretor do portal Moto e Cia.
Estatísticas nacionais de trânsito mostram que aproximadamente 90% dos acidentes no trânsito envolvendo vítimas têm como causa os condutores de motocicletas. “Todo cuidado é pouco. Nas motos a pilotagem deve sempre ser mais cuidadosa, pois a máquina não tem pára-choque, ou seja, o impacto é todo direcionado para o piloto. Não há proteção além de você mesmo e dos itens de segurança no seu corpo” diz o diretor do portal Moto e Cia.
O capacete deve ser utilizado por condutores e passageiros, e é uma garantia de segurança nos casos de acidentes. Porém, mesmo com o objetivo de preservar a saúde muitos motociclistas não ligam para a utilização desse equipamento e nem sabem como escolher na hora da compra.
“O capacete é que vai salvar a vida do condutor em caso de acidente. Mesmo que seja aquela voltinha perto de casa o capacete é o item de segurança que não pode faltar”, completa o diretor do portal.
A escolha do capacete não deve corresponder apenas o estilo do piloto ou da moto, precisa ter medidas seguras e anatômicas que atendam as necessidades de seu usuário. Na hora da compra veja se o produto é homologado e de qualidade, ou seja, se oferece garantia e peças de reposição, caso necessário não conveniente adquiri-lo.
Há
muitos tipos de capacetes. Os capacetes abertos são menos quentes, mas o código
de trânsito obriga o uso de óculos "apropriados". Os capacetes
fechados são mais conselháveis por proteger uma área maior da cabeça (incluindo
maxilar). Ele precisa ser justo a cabeça, mas não excessivamente. Assim, o
capacete deve ser justo na lateral, de modo que as bochechas fiquem apertadas.
O capacete só não pode ficar apertado na circunferência da cabeça. Também é
importante ter em mente que o interior alargará com o tempo de uso, porém o
interior deve se mantiver intacto, pois também colabora com a segurança. A
quexeira (parte frontal do capacete) deve estar afastada no mínimo 2,5 cm de
seu queixo. Se estiver muito apertado, com um impacto no chão o capacete poderá
fraturar seu maxilar. A cinta deve ficar justa, mas sem sufocar, devendo fixar
o queixo de baixo para cima e não de baixo para trás.
Fonte: Portal Moto e Cia
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