quarta-feira, 21 de março de 2012

PONTO CEGO NOS VEÍCULOS


Em motos, carros ou caminhões, o ponto cego é inevitável. Para fugir dos problemas que ele pode causar, trouxemos algumas dicas para você
No trânsito, o ponto cego, é um termo usado para definir uma área de não visibilidade do veículo, ou seja, um ponto em que, devido ao posicionamento, o espelho retrovisor não é capaz de refletir informando, por exemplo, a presença de outros veículos ao redor, que muitas vezes podem estar na mesma trajetória.
Por causa do chamado ponto cego, centenas de acidentes (muitos deles fatais) acabam acontecendo. Pilotando uma moto, dirigindo um carro ou caminhão, o condutor não está livre desse mal. Sabendo do problema, fica fácil perceber que muitas das fechadas que você costuma levar no trânsito estão relacionadas à incapacidade dos motoristas de enxergarem as motocicletas que circulam nos corredores numa velocidade superior a que eles estão. Nessa situação, as motos ficam muito próximas aos carros — é como se elas estivessem se escondendo entre eles, tamanha a dificuldade de enxergá-las.
É bem verdade que as mudanças de faixa ou conversões, quando sinalizadas, não representam perigo. Mas o que fazer quando os motoristas simplesmente desviam bruscamente de algum buraco ou obstáculo que possa estar em seu caminho? Para evitar sustos e acidentes, é preciso se cercar de alguns hábitos. Primeiramente, ande sempre com o farol baixo da moto ligado e, a qualquer mudança de direção, use os piscas para sinalizá-la.
Apesar de sujarem com maior frequência, roupas mais claras e com refletivos contribuem para que o motociclista seja visto com maior facilidade. Reduzir a velocidade também é muito importante. Dessa forma, você terá tempo para esboçar uma reação ou mesmo frear quando tomar uma fechada.
Quando você se sentir inseguro em ultrapassar um veículo, olhe no espelho retrovisor dele. Dessa forma, você poderá ver se ele está ou não o avistando. Outra prática comum entre os motociclistas (e que não ajuda em nada) é a utilização de espelhos retrovisores de tamanho reduzido. Manter a moto bonita é bacana, contanto que, ao enfeitá-la, você não a torne mais insegura. Por fim, a mais eficiente e importante das soluções: sempre pilotar com atenção redobrada.  Adaptado do Sitio Mundo Motos             

Nenhum comentário: