quinta-feira, 12 de abril de 2012

DIRIGIR APÓS BEBER É PRÁTICA PARA 4,2% DOS FORTALEZENSES


Consumir bebida alcoólica e depois dirigir é uma prática admitida por 4,2% dos fortalezenses, segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira (11). De acordo com a pesquisa, essa prática é bem mais comum entre os homens. Enquanto apenas 1% das mulheres admitiu já ter dirigido após beber, entre os homens o percentual chega a 8,2%.

A pesquisa ouviu a população de 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). No total, foram entrevistadas 54.144 pessoas em 2011.

Ao levar em consideração as 26 cidades pesquisadas, o percentual da população que bebe e assume o volante é de 4,6%. As capitais com maior incidência de combinação de álcool e direção é Florianópolis, com 9,6%. Depois vêm Palmas (8,9%), Curitiba (6,8%) e Porto Velho (6,6%). Fortaleza é sexta capital com menor índice.

Jovens
Segundo a pesquisa, a prática coibida pela "Lei Seca" é bem mais comum entre os jovens brasileiros com idade entre 25 e 44 anos. Segundo o Ministério da Saúde, 27,9% dos entrevistados admitiram dirigir após beber qualquer quantidade de bebida alcoólica. Para os homens, em qualquer faixa etária, a proporção é maior (8,6%) do que para as mulheres (1,2%).

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado da pesquisa é muito preocupante e exige o reforço das ações para a redução de mortes e lesões no trânsito, em todo o país.

Homens
Entre as capitais, o hábito entre homens de beber qualquer quantidade de bebida alcoólica e dirigir é mais comum em Florianópolis (16,5%), Palmas (15,9%), Curitiba (12,9%), Goiânia (12%) e Porto Velho (11,8%). As capitais com os menores percentuais para o sexo masculino são Belém (5%), Rio de Janeiro (5%), Manaus (6,3%), Rio Branco (6,7%) e Recife (7%).

Entre as mulheres, a capital com maior percentual também é Florianópolis (3,3%), representando mais do que o dobro do percentual do conjunto das capitais do país (1,2%). Em segundo lugar está o Distrito Federal (2,4%), seguido por Vitória (2,1%).

Quando considerada a população geral, sem distinção de sexo, Florianópolis também se destaca com o maior percentual de pessoas que admitem beber antes de dirigir, chegando a 9,6% - mais que o dobro do percentual nacional (4,6%). Belém foi a cidade que teve a menor proporção (2,5%).            
Fonte: Redação O POVO Online

Nenhum comentário: