segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Carona Segura
Ao levar alguém na garupa no trânsito, em passeios ou para viajar é preciso que piloto e passageiro tomem alguns cuidados para que tudo corra bem. Muitos motoprofissionais e pessoas acostumadas a uma carona de moto não sabem, mas as medidas para garantir a segurança dos dois merecem uma atenção maior. Quando se está com um passageiro, a moto fica mais pesada, e a aceleração e frenagem um pouco mais lentas, o que torna a postura de quem está atrás fundamental durante o percurso.

Quando o 'garupa' não tem experiência, é preciso trafegar devagar e passar para ele todas as dicas para evitar problemas e não correr riscos. Para adquirir maior estabilidade, é muito importante que o passageiro prenda as pernas contra o corpo do condutor e segure em sua cintura, acompanhando nas curvas os movimentos que ele faz. Deixar as pernas soltas dificulta a ação de quem dirige e pode provocar um tombo, se a aceleração for mais brusca. Um movimento errado na hora da curva pode acabar mal, como conta o motoprofissional André Alves da Silva, 35, que entrega itens variados (desde documentos até dentaduras) para a empresa Expresso Bem Bolado, que fica no bairro da Chácara Mafalda, na zona leste de São Paulo. "Estava dirigindo com minha mulher atrás, e na hora da curva eu fui para um lado, e ela para o outro.A moto caiu em cima de mim e acabei quebrando a perna esquerda."

O uso do "Santo Antônio", aquelas alças metálicas laterais ou traseiras como ponto de apoio para os garupas é discutível. Para André, não há problema em se apoiar nelas, contanto que estejam posicionadas na traseira da moto, porque, segundo ele, dá mais firmeza ao passageiro. Já para Jackson Hélio, 24, motoprofissinal da empresa Transonic Express, também em São Paulo, "a moto fica mais 'dura' quando alguém se apoia na parte traseira". Por isso, ele prefere que se apoiem na parte lateral da moto. A menos, claro, que o passageiro seja uma mulher. ?Nesse caso, é melhor segurar em mim", brinca.
Brincadeiras à parte, Jackson admite que o ideal, do ponto de vista da proteção, é mesmo segurar na cintura do piloto. Ele comenta também outro ponto importante para aqueles que costumam levar passageiros na moto: a roda traseira e o pneu. Quando se está levando alguém, o uso do freio traseiro é mais apropriado que o do dianteiro. Assim, um aro traseiro e pneus mais grossos facilitam a condução.

Quanto ao garupeiro, é preciso, acima de tudo, ter confiança em quem dirige, estar tão atento quanto ele ao que acontece, evitar gestos bruscos e não distrair a sua atenção. É o básico para uma viagem segura.

FIQUE ATENTO

? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido levar na garupa maiores de sete anos de idade. Transportar crianças abaixo dessa faixa é considerado infração gravíssima, e o motociclista fica sujeito a multa de R$ 191,54, leva sete pontos na carteira de habilitação, pode perder o direito de dirigir e ter seu documento de habilitação recolhido.

? Na hora de sair da moto, o garupeiro deve tomar cuidado com o lado pelo qual vai descer, para evitar queimaduras por causa do escapamento.

? Para auxiliar nas curvas, além de seguir o movimento do piloto, o garupa deve apoiar firme os pés nas pedaleiras. ? Além de ajudar nas curvas, usar as pedaleiras ajuda a moto a ficar mais manobrável, aliviando o peso de quem está atrás.

? Caso se sinta inseguro seja pela velocidade ou por alguma 'barbeiragem?, o garupeiro deve comunicar quem está na frente.

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