segunda-feira, 10 de outubro de 2011

USAR CAPACETE É OBRIGATÓRIO?


CAPACETE PRA QUÊ?



          Capacete pode evitar lesões cranianas em um acidente de moto. Estudo elaborado pelo médico Lineu Jucá aponta que 56% dos pacientes do Interior enviados ao Frotão(Hospital de Fortaleza) e à outras Unidades de Atendimento no Ceará, não usavam capacete. Convenientemente se pergunta: mas por que tudo isso? Ao mesmo passo em que se responde: fazemos parte de uma sociedade que sabe que o capacete é de uso obrigatório e que no caso de acidente pode vir a salvar a vida do condutor , e do passageiro, porém, o que observamos constantemente são cenas como estas na foto acima, pessoas que simplesmente ignoram o perigo e colocam em risco suas vidas. É comum que usem o capacete em qualquer outro lugar, menos onde deviam, na cabeça, e muitas vezes quando o colocam na cabeça ele está desafivelado, ou seja, a mesma coisa que não usar.

A sociedade sempre julga que as autoridades se omitem, fazem vistas grossas e outras coisas do tipo, mas em que lugar do mundo é preciso dizer para um "cidadão" que, o capacete, um objeto destinado a proteção da  vida, é equipamento obrigatório? Se é para a proteção da vida é óbvio que é obrigatório. O brasileiro, tampouco o cearense parecem entender isso. E o camocinense entende? Talvez só aqui mesmo em nosso país e a nível de estado e município, entende-se que algo destinado à proteção da vida serve apenas para livrar de multa. Pasmem, mas este é o entendimento da maioria dos  usuários de veículos  quando o assunto é uso do capacete, do cinto de segurança, e por aí vai. Quem paga a conta do hospital somos todos nós. 

Quantas campanhas são feitas em todo Brasil objetivando que os brasileiros  usem o capacete e outros equipamentos destinados à proteção da  vida? Inúmeras. Em Camocim, é comum usarem o capacete apenas diante da autoridade de trânsito e quando são abordados não usando tal equipamento, os  condutores logo se alteram e se inflam de uma razão que se torna ilariante. A situação é até cômica muitas vezes, basta olharmos de um ângulo diferente e veremos que a situação é a seguinte: um suposto "cidadão" trafega em sua moto com capacete no braço e é abordado pela autoridade de trânsito que tem que convencer aquele indivíduo que o capacete é para salvar a vida dele e não para evitar multa. Até que ele entenda isso, passaremos ao século XXII e não obteremos entendimento.

Uso de capacete, de sinto de segurança, e de diversos  outros acessórios destinados à proteção da vida são em si, uma questão de conscientização, ou será que é preciso que o Agente de Trânsito algeme o capacete à cabeça do indivíduo? E empreenda perseguição ao condutor que descuida da sua própria vida, colocando em risco a vida de outras pessoas em tal perseguição?

Ainda temos uma lei muito branda quando o assunto é trânsito e nem sempre o autor de infração é punido como deveria ser, porém o povo não necessita de lei mais severa e sim de chá de consciência. 

A Guarda Civil Municipal de Camocim está fazendo a parte que lhe cabe, educando os cidadãozinhos que estão crescendo, e os supostos "cidadãos" crescidos, através de diversas palestras para comunidades escolares em nossa cidade e em breve também extenderá os limites para todo o povo. 

E mais uma vez deixo aqui a comprovação de que é preciso pedir para que as pessoas se protejam...
USE CAPACETE!!!
ELE PODE SALVAR SUA VIDA!!!
Tomai também o capacete da salvação... (Ef 6:17)
Como diria alguém: "Usa capacete quem tem cabeça" 


Nenhum comentário: