terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em breve serão inaugurados os inéditos, 15 semáforos de Camocim!!!

Após  o término da obra de revestimento asfáltico da malha central em nossa cidade, e ainda, a indispensável pintura da sinalização horizontal de divisórias e faixas de pedestres do centro de Camocim, os tão esperados semáforos serão inaugurados brevemente. Estamos todos ansiosos para o início deste avanço em nosso município, porém, ao mesmo passo que ansiosos, ficamos apreensivos, visto que poucas pessoas estão habituadas com eles, geralmente, os motoristas que viajam para outras cidades de maior porte é que mais tem contato com tais equipamentos. Todo início é sempre difícil e espera-se que a população camocinense respeite este novo tipo de sinalização, que certamente vem para somar à qualidade de trânsito em nossa cidade, adaptando-se à essa nova realidade, respeitando a sinalização e evitando acidentes. Entretanto a Guarda Civil Municipal de Camocim irá efetuar campanhas de educação e conscientização referente a este novo tipo de sinalização, até mesmo postando Agentes de Trânsitos nos Semáforos no sentido destes melhor orientar os usuários, como também terá continuidade as palestras em estabelecimentos de ensino, principalmente os da rede pública.  
  
É comum aprendermos na escola que no verde seguimos, no vermelho paramos e o amarelo significa atenção, porém estas são as regras para motoristas, para o pedestre as regras são inversas. Assim, o pedestre segue quando o sinal está vermelho, pára no verde e deve ficar muito atento no amarelo, porém, também existe semáforos para pedrestres que indica a figura do pedestre na cor vermelha e o verde, onde as regras são sequentes, cada um respeitando a sua vez. Em alguns lugares do mundo o pedestre só precisa colocar o pé na faixa, e os motoristas páram, mas não é bom confiar nestas regras no Brasil, pois poucos são os lugares em que o pedestre é tão bem respeitado. É melhor ficar atento e não arriscar, olhar a sinalização vertical (semafórica) e outras e passar somente na faixa, esperamos muito que motoristas, motociclistas e pedestres alcancem esse nível de educação para que assim possamos ter um trânsito a nível de primeiro mundo. 

É importante lembrar que as estatísticas não são nada favoráveis, e apontam que aproximadamente 90% dos acidentes são provocados por imprudência do motorista, e apenas 10% por todas as outras causas que se possa imaginar. 

Respeite a sinalização para que você não seja o próximo integrante dessa estatística tão negativa, afinal a multa mais cara é a que se paga com a vida! 

Nenhum comentário: