Foto: Arquivo GCMC |
O número de motociclistas mortos no trânsito de São Paulo nos primeiros
oito meses deste ano é o menor desde 2006 - foram 282 casos. Em relação a 2011,
que registrou recorde no índice de vítimas fatais nesse tipo de acidente, a
queda foi de 22,5% no mesmo período (foram 364 casos no ano passado).
O registro, segundo especialistas, vem logo depois de um incremento na
fiscalização da velocidade das motos.
Em pelo menos 65 pontos da cidade, agentes da CET (Companhia de Engenharia
de Tráfego) passaram a usar um radar portátil para flagrar e multar
motociclistas acima da velocidade permitida.
Até então, eles escapavam da fiscalização circulando fora das faixas de
rolamento.
"Depois de muita gente insistir sobre a necessidade de fiscalizar
esses veículos, os órgãos de trânsito resolveram agir. Foi só começar a
fiscalizar para que o resultado aparecesse", diz Sergio Ejzenberg, perito
em acidentes de trânsito e mestre em transportes pela Poli-USP.
De acordo com os dados da CET, somente em março deste ano as mortes de
motociclistas foram maiores que nos meses de 2011: 44 contra 35.
As motos representam cerca de 13% do total da frota de São Paulo, com o
número de emplacamentos chegando a 957.034 até o mês passado.
"Medidas como diminuição da velocidade nas vias também ajudam a
fazer o número ceder, mas fazer doer no bolso os excessos que os motociclistas
cometem e mostrar a eles os riscos a que estão expostos quando correm, é o que
da resultado", afirma Ejzenberg.
Fonte: Folha de São Paulo – Um Jornal a serviço do Brasil
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